Comente aqui as peças que viu no escultor.com.pt


Monumento aos Sócios do Sporting Clube de Portugal ::: Comemorações do 100º Aniversário :::

DIVULGUE O SEU TRABALHO



 

FATAL 2009 - Ditirambos

Cidade Universitária | Campus universidade de Lisboa
No âmbito do 10º Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, os Alunos Finalistas de Escultura da FBAUL, com a coordenação do Professor/Escultor João Duarte, a Escultora Andreia Ferreira e dois alunos de Escultura da FBAUL, Hugo Maciel e Ana Gorgulho apresentam uma criação colectiva intitulada "Ditirambos".

Instalações Urbanas | "Ditirambos"
(Ferro pintado)

As danças dramáticas primitivas criam ritos de celebração, agradecimento e perda, na busca de uma nova manifestação do homem, de expressão corporal, o teatro.
Da mesma forma que o FATAL foi evoluindo no seus diálogos com o público e amadurecimento global do evento, também o teatro sofre uma transformação até aquilo que é hoje.
A música, a dança, as encenações, os mitos, as crenças, a teatralidade, a imaginação, o corpo, leva-nos até a Grécia antiga e à origem do teatro, os Ditirambos.
Uma procissão informal de homenagem ao Deus do vinho, torna-se o mote para as instalações urbanas.
A cadeira como marco indiscutível do fatal é trabalhada de forma a adquirir uma mobilidade quase humana, relacionando-se com o actor, aquele que exprime pelo corpo a sua mente. A ideia de cadeira transforma-se, a sua identidade de objecto dá lugar a uma peça escultórica de figuração humana, personificação do homem/actor.
As peças representativas dos 10 anos do FATAL, formam diversas composições, de inspiração teatral, onde os dois corpos se envolvem numa linguagem plástica e corporal, construindo um diálogo entre coreutas e corifeu, um coro que cria uma acção e uma historia pelo campus da universidade.

 

FICHA TÉCNICA

Organização
Reitoria da Universidade de Lisboa
Divisão de actividades culturais e imagem

Coordenação do projecto
Escultor João Duarte

Concepção, Realização e Montagem
Escultores: Ana Gorgulho, Andreia Pereira, Hugo Maciel

Agradecimentos
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Secção de Investigação e de Estudos Volte Face – Medalha Contemporânea da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

O lago dos silêncios
O sentido e os limites da Medalha Contemporanea
20 Anos a criar medalhas
Sobre António Canau
Bicentenário Morte de Manuel Maria Barbosa Du Bocage
Medalha Contemporânea
Medalhas Brinquedo
Pequenos sinais
ESCULTOR.COM.PT - O Portal dos Escultores
Todos os direitos reservados